top of page
  • Foto do escritorDani Bel

Água, Matriz da Vida.

Atualizado: 28 de mar. de 2021

Na Astrologia, usamos os quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar. O quinto ou Quintessência é a fonte de todos eles.


Costumamos pensar nesses elementos abstratamente, mas estes são elementos vivos e dinâmicos, cada um com características únicas e complexas. A doutrina de "o que está acima, é como o que está abaixo" não se aplica apenas algumas vezes, sempre se aplica. A consciência e a expressão vital estão em toda parte.


Partindo disso, podemos usar o estudo de cada elemento (de muitas perspectivas) na interpretação dos horóscopos: experimentando os elementos não apenas como vivos, mas divinos, tanto no microcosmo quanto no macrocosmo.


Um dos erros mais comuns ​​dos estudantes de Astrologia Tradicional é divorciar a Arte não apenas das preocupações psicológicas, mas também espirituais. Isso pode levar a um materialismo muito árido que oferece pouco ou nenhum valor espiritual ao consulente.


Considerando as filosofias neoplatônica, pitagórica e hermética, entendo a colocação de que: “A astrologia moderna não tem cérebro e a Astrologia tradicional não tem alma”. Os detalhes técnicos podem se tornar um fim em si mesmos.


Cornelius Agrippa discute isso longamente no Livro I da Filosofia Oculta, usando a linguagem de sua própria época. No entanto, Jakob Böhme e William Blake (lá está The Doors novamente) foram igualmente expressivos desta realidade.


“Ver um mundo em um grão de areia, e um céu numa flor selvagem, é ter o infinito na palma da mão, e a eternidade em uma hora” (Auguries of Innocence)

Na Filosofia Hermética, os elementos não são apenas coisas, categorias ou qualidades. Tudo está imbuído de espírito e tudo o que podemos saber e ver, tem consciência.


“Tudo o que vive é sagrado” (William Blake)

A água é essencial para a vida. O corpo humano é aproximadamente 2/3 de água. Cerca de 83 por cento do nosso sangue é água, o que ajuda a digerir os alimentos, transportar resíduos e controlar a temperatura corporal. A cada dia, o ser humano deve repor 2,4 litros de água, uma parte pela bebida e a outra retirada pelo corpo dos alimentos ingeridos. A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra.


Grandes civilizações cresceram em torno de rios, como o Eufrates, o Nilo, o Indo, o Mekong, o Yangtzé, o Danúbio e o Ganges. Os egípcios se referem à Via Láctea como o "verdadeiro Nilo". Os índios dizem que a Via Láctea é o Ganges celestial.


Os rios costumam ser locais de adoração e, mais especificamente, de purificação. O Ganges é adorado pelos hindus. O banhista que vai ao Ganges está permitindo que as águas dissolvam todas as impurezas físicas e espirituais. A mitologia indiana iguala o Rio Ganges à Via Láctea. De acordo com a tradição Védica, Ganga (Ganges) residia no céu (Via Láctea) e era chamada de Akash Ganga’.




A água retém memória. A água é responsável pela intuição, à medida que é altamente receptiva e comprovadamente responsiva às ondas sonoras ou ao estar em contato com qualquer coisa. Todos os signos da triplicidade da Água são femininos e receptivos.


A água é empatia. Isso é um tanto mais verdadeiro para Peixes do que para Câncer ou Escorpião, pois os peixes não tem armadura nem armas. Mas a priori, o princípio se aplica aos três. Vênus se exalta em Peixes. Novamente, temos feminino com feminino. Os efeitos são conhecidos. Em linhas gerais, uma natureza altruísta e espiritualizada.


Aqueles com assinaturas de água fortes no horóscopo precisam beber mais água do que a maioria e se dão bem perto de grandes volumes de água. A água salgada pode absorver energia negativa, mesmo quando usada em um pequeno recipiente em casa.


Peixes, o signo mais feminino de todos, precisa se limpar do excesso de energia negativa absorvida. Peixes é como uma esponja e requer mais tempo sozinho para recarregar do que qualquer outro signo.


Quimicamente, a água provedora de vida, está associada com o processo de ionização. Um íon negativo é um átomo ou molécula que absorveu um ou mais elétrons extras carregados negativamente. Os íons negativos são altamente benéficos. Eles são gerados pela evaporação da água, ondas do mar ou cachoeiras. Essa associação transcende o escopo astrológico, que por mais que perfeito por si só, pode (e deve!) buscar um entendimento mais abrangente.




A compreensão da Matriz, ou seja, da natureza, do Cosmos, do homem é onde tudo começa e termina. A rio cósmico é para quem não tem medo de perder-se na imensidão que nos envolve.


Dani Bel



Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page