top of page
  • Foto do escritorDani Bel

Como ver os filhos através do Mapa Natal?

Atualizado: 3 de jan. de 2021

Essa questão é recorrente em grupos de astrologia. É comum no início associamos o fator “filhos” quase que exclusivamente à Casa 5. No entanto, isso não corresponde à realidade. Então, o que é preciso olhar?




Em primeiro lugar: a Lua

Quando a Lua está nas casas angulares (Casas 1, 4, 7, 10), em especial no mapa de uma mulher, é forte indicador de que a maternidade é muito relevante.


Mesmo não estando nestas casas, a Lua pode ainda ser o planeta mais elevado no Céu, ou estar visualmente em destaque, como conjunta ao Meio do Céu, por exemplo.


Em signos da sua Triplicidade (Água e Terra), normalmente esse fator é reforçado. Aspectos fluidos (trígonos, conjunções ou sextis) de planetas férteis (Júpiter ou Vênus) favorecem a maternidade (ou paternidade).


Aspectos tensos da Lua (quadraturas, conjunções e oposições) com planetas inférteis (Marte ou Saturno) dificultam a maternidade, retardando-a, ou tornando o relacionamento com os filhos mais condicionado.


Aspectos fluidos da Lua ao Meio-do-Céu e Ascendente facilitam a maternidade e a sua vivência, enquanto que os aspectos tensos constrangem.


Em segundo lugar: Mercúrio

Este planeta também pode representar crianças, em idades escolares, pelo que a sua colocação, debilidade ou dignidade, também são de considerar. Um Lua muito débil pode ser neutralizada se Mercúrio estiver muito dignificado e vice-versa.


Em terceiro lugar: as Casas 5 e 11

A Casa 5 representa os filhos como fruto de uma atitude mais espontânea, adolescente e hedonista perante a vida. Logo, estará mais associada aos filhos que surgem de forma mais fortuita, imprevista.


A Casa 11 representa os filhos como fruto de uma relação de maior comunicação, planeamento e expressão social, baseada numa franca amizade e em objectivos de vida comuns. Aqui também vêem-se os filhos não biológicos e enteados, que resultam de um casamento sólido, no sentido de instituição social(Casa 11 em casas derivadas é a 5 da 7, filhos do cônjuge)


Tipicamente e por contraste, os filhos da Casa 5 serão resultantes de relações não tão oficializadas publicamente, como por exemplo, de um compromisso mais passional e romântico.


Conforme os planetas e signos situados nestas casas, assim serão as probabilidades de um indivíduo ter ou não filhos ao longo da vida, dentro de uma idade e condição consideradas aceitáveis.


Em quarto lugar: os regentes das Casas 5 e 11

Não havendo planetas nas casas 5 ou 11, a colocação dos planetas regentes dos signos que abrem essas casas será ainda mais essencial na análise.


Se esses planetas estiverem em boa condição (por signo, casa e aspecto) serão argumentos muito favoráveis.


Em quinto lugar: o signo Ascendente, seu Regente e os signos férteis

O signo Ascendente também contribuirá para a análise uma vez que o Ascendente é o ponto de maior vitalidade no mapa, significando o nascimento para a Luz.


Signos férteis no Ascendente, como Caranguejo, Peixes, Touro serão argumentos favoráveis enquanto que signos menos férteis (no sentido tradicional) como Leão, Capricórnio, Aquário serão argumentos contra.


Os mesmos raciocínios das linhas anteriores aplicam-se à condição do planeta regente do Ascendente, e aspectos ao mesmo.


Em sexto lugar: as Partes Árabes referentes à Filhos

De forma muito resumida, são pontos do horóscopo calculados com base na distância das posições entre planetas projetadas a partir do Ascendente. O seu cálculo difere de mapas diurnos para noturnos.


A posição da Parte dos Filhos por casa e signo, e especialmente, do seu regente, darão mais indicações sobre fertilidade e filhos, podendo acentuar ou compensar todos os fatores anteriores.


As Partes Árabes referentes aos Filhos são:


- Parte dos Filhos = Ascendente + Saturno - Júpiter (inverte para natividades diurnas e noturnas)

- Parte da Data de nascimento, do Número e do Sexo dos Filhos: Ascendente + Júpiter - Marte (não inverte para natividades diurnas e noturnas)

- Parte da Condição do Filho (Masculino) = Ascendente + Júpiter - Lua (não se inverte)

- Parte da Condição do Filha (Feminino) = Ascendente + Vênus - Lua (não se inverte)

- Parte do Sexo da Criança = Ascendente + Lua - Regente do signo da Lua (inverte-se)


Em sexto lugar: Graus zodiacais

Haverá ainda um conjunto de graus do Zodíaco considerados mais luminosos e que funcionarão a favor da realização na maternidade/ paternidade se planetas importantes (como a Lua) aí estiverem situados. Vai depender da situação do regente dos termos, bem como a existência de estrelas fixas por conjunção, respeitando a orbe por magnitude.


Resumindo, há uma série de elementos que devem ser considerados para compreender esta dinâmica sobre um tema de tão elevado interesse para o público em geral: os filhos. O mapa sempre deve ser lido holisticamente e não por aspecto isolado.


Haverá ainda uma variável que não faz parte do horóscopo e que será determinante: o fator consciência. Um indivíduo de elevada consciência espiritual (o que é raro) poderá ter um tema astrológico de uma enorme fertilidade que não se expressa em termos de filhos biológicos, mas sim em grandes obras criativas.


Outro ponto importante é que os textos antigos não foram escritos no contexto sociológico de hoje. Hoje, temos formas artificiais de provocar ou impedir uma gravidez, sendo uma variável fundamental na leitura dos métodos preditivos.












2.041 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page