top of page
  • Foto do escritorDani Bel

Halloween vs Samhain

Atualizado: 31 de out. de 2021

A dura missão de mesclar Halloween e Samhain.


- Mãe, podemos comprar abóboras com luzes?


E eu começo a explicar o impacto ambiental que as datas "comerciais" podem produzir (e isso é recorrente aqui em casa).



Gente, tem abóbora aos montes por aí, lindas, com várias formas. Pra quê essa infinidade de tralhas de plástico? Não precisa né?Prescindir de fantasias para as crianças é difícil, mas podemos (e devemos) minimizar o impacto. Tem que ter jogo de cintura pra criança não ver todos seus sonhos alegóricos de Halloween destruídos. Ah, ser mãe...



E assim, a gente vai sutilmente incutindo a verdadeira essência desta data, que não tem nada a ver com alegorias assustadoras para espantar espíritos, sendo na verdade, um tributo aos antepassados.


As abóboras com luzes eram colocadas à janela para iluminar o caminho dos espíritos pois nesta noite, o véu que separa os mundos está mais fino sendo favorecidos os contatos e todos os tipos de artes divinatórias. Também é comum cozinhar pratos apreciados pelos que já se foram e queimar desejos.


Em Samhain, na profundidade oculta do submundo, a morte trabalha a sua alquimia de transformação. Imperceptivelmente ele se decompõe e regenera para que a ninhada de folhas e detritos se torne o terreno fértil que irá nutrir o crescimento do próximo ano. Os véus entre os mundos são finos nesta altura do ano e a vida e a morte são mas polos opostos da mesma força vital continuamente regeneradora.




Samhain é um momento para honrar os mortos e contemplar os mistérios da vida, morte e regeneração. É um momento de nos virarmos para dentro e na profundidade e silêncio de nossas almas confrontamos nossas sombras e nossa própria mortalidade.


Mamães bruxas, acusem-se! Quem mais se identifica?


Dani Bel


30 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Mabon

bottom of page